Sobre prazo para publicação e outras notícias
Prezados colegas,
Gostaríamos de agradecer, inicialmente, o interesse de discentes e docentes do Brasil e do exterior em publicar na Revista Cantareira. Nos últimos anos, o periódico passou por grandes mudanças, que exigiu - e segue a exigir - muita dedicação dos mais variados membros das Comissões Editoriais. No processo de organização de um único volume, muitos são os envolvidos. Entre as dezenas de artigos recebidos, há uma mobilização semestral de cerca de 150 pessoas, já que muitos artigos contam com diversas avaliações, realizadas exclusivamente pelos pares.
Como é notório em várias revistas, o fluxo de trabalho seguiu a se expandir, sobretudo no momento em que voltamos a alguma normalidade depois de dois anos de graves restrições em virtude da pandemia. O retorno às atividades presenciais, muitas vezes somada ao sistema híbrido, levou docentes e discentes a terem uma sobrecarga de atividades ainda maior.
Conforme pudemos observar, essas questões têm impactado diretamente o trabalho de revisão dos artigos. Além disso, sabemos que o trabalho editorial ainda é pouco valorizado pelas instituições de ensino e órgãos de fomento, muitas vezes ignorada nos processos de avaliação e/ou pontuação internos e externos. Desta forma, outros labores acabam secundarizados, sobretudo pela demanda cada vez maior para a produção de artigos.
A Comissão Editorial da Revista Cantareira, composta por discentes que também são impactados por essa dinâmica, segue a se empenhar para seguir com o trabalho realizado até o presente. Possíveis atrasos, apesar de indesejados, são inevitáveis. Os artigos levam, em geral, cerca de 6-12 meses para serem completamente avaliados, no sentido de garantir a qualidade das publicações e das avaliações. Solicitamos aos nossos colaboradores, neste sentido, que compreendam esse delicado momento e que se juntem na luta pela defesa do exercício editorial e no seu reconhecimento mais ampliado pela comunidade acadêmica.
Cordialmente,
Comissão Editorial