O lugar da história das mulheres nas provas do ENEM (2016-2018)

Autores

  • Stéphane Martins UFRPE
  • Profª Drª Juliana Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Enem, História das Mulheres, Avaliação em Larga Escala

Resumo

Este texto trata da análise do lugar social da História das Mulheres nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018, mais notadamente, nas questões aplicadas no processo avaliativo da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O trabalho apresenta o significado do ENEM para a sociedade brasileira ao historicizar o processo avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão e vestibulares para ingressar em instituições de ensino. Para observar o fenômeno/problema de investigação, usamos as provas aplicadas no período de 2016 á 2018, a Matriz de Referência, e dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como referencial teórico usamos as reflexões de pesquisadores do Ensino de História (SFFENER, 2020, 2021; CERRI, 2004, 2017) e dos Estudos de Gênero (SCOTT, 1995; BUTLER, 2019; SOIHET, PEDRO, 2007; DAUPHIN, 2001; PERROT, 2017; RAGO, 1995). Como resultado da pesquisa, identificamos a presença pontual da História das Mulheres no ENEM.

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Biografia do Autor

Profª Drª Juliana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Desde 2007 pertence ao Corpo Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, nos cursos de Licenciatura e Pedagogia. É professora do Mestrado Profissional em História-ProfHistória(UFPE/UFRPE), com experiência na área de História e Educação, com ênfase em História Brasil e Ensino de História, nos seguintes temas: História do Brasil Império, História Agrária, Ensino de História e História Pública, Aprendizagem Histórica no Espaço Escolar, História do Ensino de História e Avaliação da Aprendizagem. Tem experiência com avaliação institucional de livros didáticos de História, pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (205-2018) e com Políticas Públicas de professores2 para a formação inicial de professores no PIBID (2014-2018) e na Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa intitulado: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs e integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa e do Ensino de História da UFRPE: Abordagens da História Política no Tempo Presente.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Martins, S., & Alves de Andrade, J. . (2024). O lugar da história das mulheres nas provas do ENEM (2016-2018). Revista Cantareira, 1(38). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/53598

Edição

Seção

Artigos Livres