Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Artigos submetidos e negados, em processo anterior, não serão avaliados.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

A Revista CANTAREIRA aceitará trabalhos originais de pesquisa das áreas de História e afins. Em caso de não cumprimento das normas técnicas, o manuscrito será considerado recusado.

A Cantareira publica:

• Artigos em fluxo contínuo; 

• Artigos em dossiês temáticos com entrevista; 

• Resenhas de livros; 

• Transcrição documental comentada;

Todos os trabalhos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. 

A Cantareira opera no Open Journal Systems (OJS 2.4.8.2). Toda colaboração deverá ser enviada pela plataforma de submissão. Em hipótese alguma serão aceitos trabalhos submetidos via e- mail. Formatos aceitos: Microsoft Word (doc e docx) e Open Office.

Ao submeter o seu trabalho, o(a) autor(a) deverá: 

• Aceitar os termos da Declaração de Direito Autoral; 

• Escolher a seção a qual seu trabalho se destina (Artigo Livre, Dossiê, Resenha, etc.); 

Remover a identificação pessoal no arquivo a ser enviado de modo que a avaliação cega se estabeleça. O artigo será automaticamente recusado caso haja algum tipo de identificação do autor. Para os usuários do Microsoft Office Word, as instruções podem ser encontradas neste link.
 

Normas de Redação dos textos Cantareira

 

  • Todas as contribuições devem ser enviadas em formato digital editável, em times new roman, corpo de letra 12, justificado e espaçamento 1,5.
  • O texto poderá ser dividido em parágrafos, com ou sem subtítulos, mas sem palavras em maiúsculas, marcações automáticas ou qualquer outro tipo de formatação adicional.
  • O uso de maiúsculas deve restringir-se ao disposto nas normas correntes da ortografia da língua do texto.
  • Comentários ao texto, informações adicionais e referências bibliográficas deverão ser remetidos para notas de rodapé com numeração árabe e ao longo do artigo, e não como notas de fim de texto ou outro sistema de citação. 
  • É obrigatória a apresentação de uma listagem de referências ao final, com todos os títulos citados, ordenada por sobrenome conforme as indicações de citações  mais abaixo. 
  • Aceitam-se artigos em português, inglês, francês, castelhano, os quais, completos, não deverão exceder o seguinte número de palavras, (excluindo a bibliografia final e imagens, tabelas ou quadros):
    a) Artigos – até 40.000 caracteres (incluindo espaços);
    b) Resenhas - até 7.000 caracteres (incluindo espaços);
    c) Traduções - 21.000 caracteres (incluindo espaços)                                                                                                                           d) Transcrições documentais - sem limites de caracteres;
  • Em todos os textos deverá constar a data de submissão do texto e a devida identificação do(s) autor(es), ORCID, afiliação institucional (Universidade; Faculdade e Departamento/Programa; cidade e país) e e-mail institucional.
  • Os artigos devem ainda incluir um resumo, com o máximo de 200 palavras e uma lista de 5 palavras-chave, ambos em português e em inglês.

 

Resenhas:

  • Devem ser de livros publicados há no máximo 2 anos;
  • Título opcional. Nesse caso, as referências completas da obra resenhada devem
  • aparecer abaixo desse título;
  • Também serão aceitas resenhas cujo título seja a própria referência da obra resenhada;
  • Não serão aceitas resenhas em coautoria.

Traduções:

  • Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas da autorização de tradução do texto original;
  • Tipo de tradução realizada: completa, parcial ou abreviada (nos dois últimos casos é necessário especificar as partes traduzidas e as excluídas);
  • Os dados do tradutor devem seguir a formatação proposta para artigos;
  • O autor da tradução poderá criar um título para a mesma. Nesse caso, as referências completas da obra traduzida devem aparecer abaixo desse título. 
  • Também serão aceitas  traduções cujo título seja a própria referência da obra traduzida;
  • Indicar o ISSN, International Standard Serial Number, ou ISBN, International Standard Book Number;

Transcrições comentadas de documentos:

  • A Cantareira, na seção de transcrição documental comentada, tem como objetivo publicar fontes inéditas e de relevante contribuição para os estudos históricos. Aceitaremos somente transcrições realizadas na íntegra, sendo que não há limites de páginas para o documento transcrito;
  • A transcrição do documento deve ser acompanhada de um comentário de no mínimo 3 e no máximo de 6 páginas, que apresente a fonte pesquisada;
  • Nesta apresentação, o autor deve indicar (textualmente e em nota de rodapé) a notação e Instituição de Memória na qual a fonte se deposita, suas formas de acesso, os motivos de sua escolha; assim como avaliá-la por meio dos procedimentos pertinentes envolvidos na sua feitura, os órgãos e/ou instituições produtoras;
  • A análise deve apresentar as possibilidades de pesquisa apresentadas pelo documento e seu diálogo com a produção historiográfica.
  • Se o texto transcrito não possui paginação, o proponente deve paginar;
  • Para terminologias não precisas e lacunares nos documentos, o transcritor deverá indicar a palavra "ilegível" em itálico entre colchetes [ilegível]. Diante da possibilidade de observar parte desta palavra e inferir sobre a mesma, poder-se-á grafá-la em itálico entre colchetes [ ];
  • As partes do documento danificadas por corrosão de tinta, umidade, rasgos ou corrosões por insetos deverá ser indicada pela expressão "corroído" em itálico acrescido da dimensão da perda de informações: [corroídas ± 9 linhas];
  • Qualquer inferência dos produtores do documento ou de seus manipuladores deve ser inserida no texto entre os sinais <...> e também explicações em notas de rodapés; As assinaturas em raso ou rubricas serão transcritas em itálico; Os sinais públicos serão indicados entre colchetes e em grifo: [sinal público];
  • Os selos, sinetes, lacres, chancelas, estampilhas, papéis selados e desenhos serão indicados de acordo com a sua natureza entre colchetes e grifado: [estampilha];
  • Os dizeres impressos e o valor das estampilhas serão transcritos dentro de colchetes e em grifo: [estampilhas].

 

 OBSERVAÇÕES FINAIS:

  • As revisões dos textos são de responsabilidade dos respectivos autores. Os textos somente serão considerados aceitos após se ajustarem a todas as normas de formatação.
  •  Em caso de adaptação pelos editores das normas de publicação acima, estas serão feitas sem consulta. Não é de responsabilidade dos editores ou dos pareceristas revisão e correção gramatical e ortográfica, sendo obrigatoriamente função do autor;
  • A Cantareira não possui fins lucrativos e os autores não receberão nenhuma remuneração sobre os direitos autorais dos artigos publicados.
  • Ao enviar seu artigo, o autor declara estar ciente e de acordo com todas as especificações acima.

Os textos que não cumpram as normas não serão publicados.

 

Citações:

  • As citações de um texto, ainda que breves, seja no texto ou em nota, devem ser assinaladas com a utilização de aspas altas (“...”) e em caracteres redondos (e não em itálico, negrito ou sublinhado), independentemente da língua da citação.
  • As citações que excedam as 3 linhas devem ser autonomizadas com um espaçamento de parágrafo e indentação de 2 cm à esquerda. Esta regra não se aplica às citações nas notas de rodapé.
  • Qualquer alteração realizada sobre uma citação (como interpolações, elipses e adições) deve ser devidamente assinalada entre parêntesis retos. Ex.: “Disse o rei [D. Dinis] ser ledo por tais novas [...] e daí se partiu para Lisboa.”

 

Uso de Itálico:

  • Deve usar-se o itálico para destacar termos, frases ou estrangeirismos (como latinismos), e não o negrito ou sublinhado.

 

Referências Numéricas:

  • Deve evitar-se designações por extenso. Ex.: 50% e não 50 por cento.
  • Décadas e anos devem ser escritos sob forma numérica e não por extenso. Ex.: 1250 e não mil duzentos e cinquenta; década de 1980 e não década de 80, ou oitenta.
  • Século deve ser escrito sem abreviação, seguido de numeração romana. Ex.: século XIII e não séc. XIII, ou século treze.

Imagens:

  • As imagens que acompanham o artigo devem ser enviadas em arquivo próprio, devidamente identificado, em formato JPG., PNG e com 1000 pixels de largura / altura.
  • No texto, deve indicar-se o local de inserção das imagens [indicadas com: (fig. x)].
  • É da inteira responsabilidade dos autores a obtenção de permissão para reproduzir imagens.
  • Os títulos e legendas devem também seguir em ficheiro autónomo. As legendas devem incluir o número da figura, o artista, o título (em itálico), a data, o suporte e as dimensões. Segue-se o nome da coleção, a localização da coleção e outras informações relevantes como o número de inventário ou catálogo. Entre parêntesis, deve constar a informação de copyright. Ex.: Fig. 1. Gregório Lopes, Martírio de São Sebastião, 1536-1539, óleo sobre madeira, 119 x 244 cm. Museu Nacional de Arte Antiga (permissão para reprodução obtida pelo autor do artigo em dd/mm/aaaa).

 

Notas:

  • As notas devem ser introduzidas antes dos sinais de pontuação (vírgulas, pontos finais, etc.), mas depois de aspas ou de parêntesis.
  • As obras devem ser referenciadas integralmente na primeira citação. As citações seguintes devem incluir o nome do autor, o título abreviado e a indicação das respectivas páginas. Ex.: GONÇALVES, Iria. O Património do Mosteiro de Alcobaça, OP. Cit., pp. 130-135.

Referências Bibliográficas

As normas de citação bibliográfica adoptadas baseiam-se na norma internacional ISO 690 e na Norma Portuguesa 405:

  1. Fontes (organizadas por ordem alfabética)

1.1 Fontes Manuscritas

Amiens, Bibliothéque Municipale, Ms. 223.

Lisboa, Torre do Tombo, OFM, Província de Portugal, Convento de Santa Clara de

Coimbra, Mç. 2, doc. 14.

1.2 Fontes Impressas

Com autor conhecido:

ZURARA, Gomes Eanes de. Crónica da Tomada de Ceuta por el Rei D. João I composta por Gomes Eanes de Zurara. Ed. Francisco Maria Esteves Pereira. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1915.

BEDA.  De arte metrica. Ed. C. W. Jones. Corpus Christianorum. Series Latina (CCSL) 123A. Turnhout: Brepols, 1975.

Sem autor conhecido:

Crónica de Portugal de 1419. Ed. Adelino de Almeida Calado. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1998.

  1. referências gerais(organizados por ordem alfabética de autor; no caso da existência de várias obras de um mesmo autor, devem estas ser ordenadas cronologicamente).

2.1 Livros com um autor / editor

SILVA, A. Vieira da. As muralhas da Ribeira de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal, 1987.

2.2 Livros com dois ou três autores / editores

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; BARROCA, Mário Jorge.  História da Arte em Portugal. O Gótico. Lisboa: Presença, 2002.

2.3 Livros com quatro ou mais autores / editores

BEARMAN, J. P., et al. (ed.). Encyclopédie de l'Islam. Leiden: Brill, 1991.

2.4 Artigos, capítulos de livros

BARROCA, Mário Jorge. “Jacente de D. Rodrigo Sanches”. In: BARROCA, Mário Jorge; MONTEIRO, João Gouveia (eds.). Pera Guerrejar. Armamento Medieval no Espaço Português. Palmela: Câmara Municipal, 2000, p. 83- 99.

MATTOSO, José. “O imaginário marítimo medieval”. In Naquele Tempo. Ensaios de História Medieval. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2009, pp. 223-236. 

2.6 Artigos em periódicos

RUCQUOI, Adeline. “Le diable et les Manrique”. Razo 8, 1988, pp. 103-111.

 

2.7 Artigos e outros contributos em documentos electrónicos

JORGE, Susana Oliveira, et al.“Gravuras rupestres de Mazouco”. Arqueologia [Em linha] 3,1981, pp. 3-12 [Consultado a 6 Julho 1996]. Disponível em http://www.uc.pt/foz-coa/arqgrav.html

2.8 Actas de congressos

MIRANDA, José Carlos; LARANJINHA, Ana Sofia (eds.). Modelo. Actas do V Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005. 

2.9 Obras de referência

Dictionnaire des orientalistes de langue française. Dir. François Pouillon. Paris: IISMM-Karthala, 2008.

2.10 Teses, dissertações e outras provas académicas

COSTA, Adelaide Pereira Millán da. Projecção Espacial de Domínios. Das Relações de Poder ao Burgo Portuense (1385-1502). Lisboa: Universidade Aberta, 1999. Tese de Doutoramento.

2.11 Documentos electrónicos: livros (E-books), bases de dados e programas:

OOLSON, Nancy B., et al. – Cataloging Internet resources [Em linha]. 2ª ed. Dublin: OCLC, 1997, actual. 22 Jun. 1999. [Consultado a 24 Março 2001]. Disponível em http://www.purl.org/oclc/cataloging-internet 

2.13 Artigos de jornais

Com autor atribuído

GEADA, Eduardo.“A páginas tantas: espaço aberto da filosofia e do saber: a modernidade e a biblioteca”. A Capital (19 Novembro 1987), p. 9.

Sem autor atribuído

“100 Empresas inscritas na gestão 88”. O Globo: Economia, 30 Janeiro 1988, Rio de Janeiro, p. 8.

2.14 Documentos áudio e vídeo

PINHEIRO, Paula Moura. “Bossa Nova”. Câmara Clara, Rádio Eldorado, 25 de Maio de 2008.



Free Articles

Publicação de trabalhos sob a forma de artigos, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo.

Review

Espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, publicados há no máximo dois (2) anos

Transcrições

Esta seção publica fontes inéditas e de relevante contribuição para os estudos históricos acompanhadas de um comentário introdutório.

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