Entrevista com Keila Grinberg
Abstract
Revista Cantareira [RC]: Como começou seu interesse pelos estudos sobre escravidão? Keila Grinberg [KG]: Meu interesse pela escravidão teve início pela minha experiência como bolsista de iniciação científica da Hebe Mattos, professora da UFF, que então fazia seu doutorado. Eu era responsável por ler e fichar ações de liberdade no Arquivo Nacional e fiquei encantada com estes documentos, com a possibilidade de escravos processarem senhores nos tribunais. Ao mesmo tempo, achava a escravidão algo tão absurdo – como alguém podia ser dono de alguém, como era possível alguém comprar, vender, alugar uma pessoa – que queria tentar entender como, apesar deste absurdo, a escravidão existiu em praticamente todas as sociedades humanas. Queria, e ainda quero, entender este fenômeno.(...)
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre