Diálogos Alimentares Através de Memórias de Pescadores de Foz do Iguaçu – PR
Abstract
Este estudo é dedicado a memórias de pescadores de Foz do Iguaçu-PR, a partir de 1959, enfocando hábitos alimentares, correlacionando-os com vivências locais. O procedimento metodológico adotado neste trabalho busca interpretar dados obtidos através destas narrativas, sendo considerada uma pesquisa oral temática. Faz-se um ruminar de discussões alimentares que desencadearam alguns desdobramentos tais como: fronteiras nacionais, a comida como identidade, o poder simbólico e a distinção sócio-alimentar. E corrobora a tese de que a comida é simbólica e reflete a cultura, o meio e os aspectos que circundam aqueles que a escolhem e a ingerem. Ressaltando a alimentação como uma das temáticas das ciências sociais.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-02-05
How to Cite
Stefanutti, P., Gregory, V., & Neto, N. de C. (2019). Diálogos Alimentares Através de Memórias de Pescadores de Foz do Iguaçu – PR. Revista Cantareira, (22). Retrieved from https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27792
Issue
Section
Free Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre