De São Barnabé à Vila Nova de São José D'el Rei: tensões e conflitos étnico-sociais em um aldeamento do Rio de Janeiro sob o Diretório dos Índios (1758-1798)

Autores

  • Luís Rafael Araújo Corrêa

Resumo

A aplicação da política indigenista pombalina na América Portuguesa foi condicionada pelas especificidades locais e pela interação constante com a política indígena, representada principalmente pelas lideranças indígenas. No Rio de Janeiro, os conflitos e as tensões referentes à aplicação das leis do Diretório na aldeia de São Barnabé são evidentes mediante a atuação do índio João Batista da Costa, capitão-mor de São Barnabé, crucial a fim de denotar a participação ativa dos índios na efetivação da política indigenista pombalina e o avanço colonial sobre as aldeias, estimuladas pelos pressupostos assimilacionistas do Diretório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Corrêa, L. R. A. (2019). De São Barnabé à Vila Nova de São José D’el Rei: tensões e conflitos étnico-sociais em um aldeamento do Rio de Janeiro sob o Diretório dos Índios (1758-1798). Revista Cantareira, (17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27890

Edição

Seção

Dossiê Temático