Migração, fronteiras e identidades: A ideologia do processo ma colonização do oeste do Paraná
Resumen
É pertinente questionar por que as pessoas migram ou imigram? É uma pergunta instigante, também feita por Klein, em Migração Internacional na história das Américas. Há vários motivos que levam as pessoas a migrarem e imigrarem: questões sociais, culturais, religiosas, guerras, porém o principal fator, também mencionado por Klein, é o econômico. No caso da imigração de cidadãos alemães e italianos para o Brasil, existiam fatores que exerceram forças de atração e repulsão no contexto econômico, político e social da segunda metade do século XIX, e incentivou a vinda de imigrantes. Analisando a migração a partir de uma perspectiva econômica, com base nas discussões de Klein, percebese que a realidade econômica e trabalhista da Europa era diferente da perspectiva americana. “O aumento da produtividade e a crescente mecanização da agricultura europeia significaram menor necessidade de mão-de-obra, exatamente num momento em que surgia um excedente de força de trabalho.” (...)
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre