A Filosofia da Ciência em Popper, Kuhn e Morin: um estudo comparativo
Resumen
Neste artigo, pretendemos estabelecer um estudo comparativo entre os filósofos da ciência Karl Popper, Thomas Kuhn e Edgar Morin. Ao analisar as principais linhas que definem o pensamento de cada um dos autores, podemos, então, caracterizar suas proximidades e descontinuidades quanto às suas concepções particulares acerca da natureza do conhecimento, da verdade e do progresso científicos. Nosso principal objetivo, portanto, é o de confrontar o racionalismo neopositivista de Popper, o estruturalismo científico de Kuhn e o assistemático “pensamento complexo” de Morin, ora apontando algumas de suas insuficiências, ora corroborando algumas de suas conclusões, baseando-nos em contribuições mais recentes à filosofia da ciência.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2019-02-05
Cómo citar
Camargo, A. de P. R. (2019). A Filosofia da Ciência em Popper, Kuhn e Morin: um estudo comparativo. Revista Cantareira, (7). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27825
Número
Sección
Artigos Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre