Liberdade com obediência: A crítica ao feminismo nos impressos das testemunhas de Jeová (1972-1986)
Resumen
Considerando o cristianismo como um sistema cultural altamente generificado, esse artigo pretende analisar de que maneira, na segunda metade do século XX, a segunda onda do feminismo teria impactado o discurso de um grupo religioso dissidente dentro da cristandade – as Testemunhas de Jeová. Pois, enquanto os fundamentalistas estadunidenses se envolviam com políticas públicas, para defender sua moral e seus ideais nacionalistas, as Testemunhas de Jeová preferiam defender essa mesma moral ao largo da esfera pública nacional, por meio de um circuito de cultura impressa transnacional. Assim, criando uma cidadania religiosa global que tanto superaria o feminismo quanto o antifeminismo, por meio da defesa de uma teocracia amorosa vindoura, o Paraíso terrestre, que exterminaria o patriarcado mundano e disciplinaria maridos e esposas em um casamento perfeito sob a tutela do saber bíblico das Testemunhas.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre