A magia natural na obra de Francisco de Vitoria (ca. 1486-1546)
Palabras clave:
Magia, Demonologia, Ciência, Segunda Escol´ástica, Península IbéricaResumen
O presente artigo tem como objetivo principal o estudo do desenvolvimento da ciência na Península Ibérica, permitindo, portanto, uma abertura para a análise do pensamento erudito e do desenvolvimento do conhecimento científico neste recorte espacial durante o desenrolar da modernidade europeia. Nesse sentido, foi através do pensamento de Francisco de Vitoria e de seu método escolástico que nós pretendemos expor algumas características da ciência ibérica, os conceitos, matérias e autoridades que o teólogo dominicano utilizou para compreender e explicar as concepções da magia natural que estavam disponíveis à sua época. Em De La Magia, discurso feito por Vitoria diante da Universidade de Salamanca em 1540, o dominicano espanhol através da escrita escolástica conceitua a magia, reconhece o caráter em parte instrumental que ela carrega e analisa o potencial das artes mágicas. Buscamos compreender, assim, os aspectos da ciência ibérica produzida no início do Período Moderno.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre