“Parabéns aos que beijaram a flor nativa da nossa história”:
o Rio Grande do Sul nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro – profissionalização e patrocínio
Palabras clave:
Escola de samba; profissionalização; patrocínio.Resumen
O desfile de homenagens a diferentes estados brasileiros não é uma novidade nas atividades carnavalescas do Rio de Janeiro. Buscando enredos que tivessem como temática o Rio Grande do Sul, encontrei vinte e duas ocorrências entre os anos de 1949 e 2009. A partir deles, pretendo analisar como o estado do extremo sul brasileiro foi cantado nos carnavais, evidenciando o processo de profissionalização nas apresentações das escolas de samba e as possibilidades de patrocínio para o desenvolvimento dos desfiles. Para isso, utilizo como fontes os sambas-enredo produzidos, sinopses e notícias na imprensa sobre os preparativos das agremiações.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2024-08-05
Cómo citar
Romani Gomes, F. (2024). “Parabéns aos que beijaram a flor nativa da nossa história”:: o Rio Grande do Sul nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro – profissionalização e patrocínio. Revista Cantareira, 1(38). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/52896
Número
Sección
Artigos Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre