O local da diáspora africana na ciência global
circulação e assimetria pelos intermediários da cura no Brasil escravista do século XIX
Palabras clave:
Escravidão, Saúde, CirculaçãoResumen
O artigo pretende estabelecer conexões entre o aparato conceitual proposto pelo historiador da ciência Kapil Raj e três trajetórias históricas de agentes das artes de curar atuantes no Brasil durante o século XIX. Em primeiro lugar, apresentaremos os conceitos e debates propostos acerca da circulação da ciência e produção de conhecimento por Kapil Raj. Em segundo lugar, nos focaremos na análise das trajetórias de agentes das artes de curar atuantes no Brasil escravista sob à luz dos conceitos debatidos. Em terceiro lugar, discutiremos críticas feitas às proposições de Kapil Raj para aprofundar o debate. Por fim, indicaremos indícios para novos estudos que foquem tanto no lugar da África quanto da Diáspora africana nas Américas no que concerne à produção de conhecimento e circulação da ciência.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre