A imagem da subjetividade e a despersonalização criativa na internet
Keywords:
Internet. Virtual. Imagem. Subjetivação. HeteronímiAbstract
O presente texto vem problematizar os processos contemporâneos de subjetivação nosfluxos da internet, sob a rubrica do virtual tecnológico, confrontando-os com a imagem de uma despersonalização criativa que se faz a partir de modos experimentais de sefreqüentarem a rede. Esta questão nos convida a afirmar a necessidade de experimentação de uma "micro-política" nos hábitos de encontro on line: propõe-se, apartir de concepções de F. Nietzsche, Henri Bergson, Fernando Pessoa, Gilles Deleuze e Michel Foucault, uma prática de heteronímia do Eu, como a criação de um"personagem de virtualidades" que pode se tornar capaz de levar tais fluxos tecnológicos para além da axiomática planejada pelos gerenciamentos tecnológicos digitais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-01-21
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).