A imagem da subjetividade e a despersonalização criativa na internet

Autori

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues

Parole chiave:

Internet. Virtual. Imagem. Subjetivação. Heteroními

Abstract

O presente texto vem problematizar os processos contemporâneos de subjetivação nosfluxos da internet, sob a rubrica do virtual tecnológico, confrontando-os com a imagem de uma despersonalização criativa que se faz a partir de modos experimentais de sefreqüentarem a rede. Esta questão nos convida a afirmar a necessidade de experimentação de uma "micro-política" nos hábitos de encontro on line: propõe-se, apartir de concepções de F. Nietzsche, Henri Bergson, Fernando Pessoa, Gilles Deleuze e  Michel Foucault, uma prática de heteronímia do Eu, como a criação de um"personagem de virtualidades" que pode  se tornar capaz de levar tais fluxos tecnológicos para além da axiomática planejada pelos gerenciamentos tecnológicos digitais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rodrigo Fonseca e Rodrigues

Doutor em Comunicação e Semiótica ( Área: Sistemas Sonoros ) pela PUC/SP ( 2007 )Mestre em Comunicação Social, pela FAFICH/UFMG ( 2002 )Licenciado em História, pela FAFICH/UFMG ( 1999 )Professor de Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação ( FCH/FUMEC – BH )Autor do livro Música eletrônica: a textura da máquina ( Ed. Annablume, 2005 ).

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-01-21

Fascicolo

Sezione

Artigos