De @berilopassione a #MeServeVadia: Passione e Avenida Brasil no contexto de convergência midiática
Keywords:
Convergência, Crossmídia, Recepção transmidiática, TelenovelaAbstract
Inserido no contexto da convergência midiática, este trabalho tem como objetivo principal comparar e analisar a circulação de duas telenovelas exibidas pela Rede Globo no horário das 21h: Passione (2010) e Avenida Brasil (2012). Essa análise, centrada exclusivamente na circulação dessas telenovelas na Internet, contempla dois âmbitos principais: as estratégias adotadas pela Rede Globo para fazer essas telenovelas circularem em diferentes plataformas e o os fluxos do trabalho co-produtivo desenvolvido pelos receptores/consumidores.
Downloads
References
AQUINO, Maria Clara; PUHL, Paula. Vale tudo no Twitter: a visibilidade da ficção televisiva em tempos de convergência midiática. ALCEU - v. 12 - n.23 - pp. 34 – 48, jul./dez. 2011.
CIETTA, Enrico. A revolução do fast-fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das letras e cores, 2010.
FRANCO, Marina; LEVIN, Florencia. El pasado cercano en clave historiográfica. In: LEVIN, Florencia; FRANCO, Marina. Historia reciente: perspectivas y desafios para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós, 2007. pp. 31-65.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
JACKS, Nilda et al. Telenovela em múltiplas telas: da circulação ao consumo. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 2, pp. 297-337.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. A Recepção Transmidiática da Ficção Televisiva: novas questões de pesquisa. In: FILHO, João Freire e BORGES, Gabriela (org). Estudos de televisão. Diálogos Brasil- Portugal. Porto Alegre Sulina, 2011.
MESSIAS, Elizete Meneses. As lojas populares e a comercialização da elegância. In: Anais do II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo,vol. 1, 2012. Disponível em: http://siepconsumo.com.br/anais.html. Acesso em 21 set. 2012.
NICOLOSI, Alejandra. Merchandising social na telenovela brasileira. Um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), USP, 2009.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La condición comunicacional contemporánea. Desafios latinoamericanos de la investigación de las interaciciones en la sociedad red. In: JACKS, N. (coord/ed). MARROQUIN, A.; VILARROEL, L. M.; FERRANTE, N. (Orgs.). Análisis de recepcíon en América Latina: un recuento histórico con perspectivas al futuro. Quito: Editorial Quipus, 2011, pp. 377-408.
RECUERO. Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
TRAVERSO, Enzo. Historia y memoria. Notas sobre un debate. In: LEVIN, Florencia; FRANCO, Marina. Historia reciente: perspectivas y desafios para un campo en construcción. Buenos Aires: Paidós, 2007. pp. 67-96.
YOUPIX. O efeito “Avenida Brasil” na Internet: vadias, hashtags e oioioi [portal na Internet]. 02 ago. 2012. Disponível em <http://youpix.com.br/memepedia/o-efeito-avenida-brasil-na-internet-vadias-hashtags-e-oioioi>. Acesso em 20 set. 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).