“I am SherLocked”: Afeto e questões de gênero no interior da comunidade de fãs da série Sherlock
Keywords:
fãs, investimento afetivo, disputa simbólica, etnografia, ficção seriadaAbstract
Sherlock, versão contemporânea da rede britânica BBC para o personagem de Arthur Conan Doyle, se tornou conhecida por combinar a narrativa original do século XIX com a rapidez proporcionada pela tecnologia e o dinamismo dos dias atuais. Chama atenção, também, o fato de a série atrair majoritariamente o público feminino, já que seus personagens em diversos momentos desafiam os ideiais de masculinidade da sociedade atual. Por isso, a prática do shipping, ou seja, fãs que se dedicam ao suposto envolvimento amoroso entre personagens, amplamente difundida nesta comunidade de fãs, se tornou tema central desta pesquisa por levantar questões de gênero, investimento afetivo (GROSSBERG) e disputa simbólica (BORDIEU) além de ser útil para discutir os limites da participação dos fãs em produtos de ficção seriada nos dias atuais.Downloads
References
BAYM, Nancy. Tune In, Log on: Soaps, Fandom and Online Communities. London: Sage, 2000.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Edusp, 2007.
GROSSBERG, Lawrence. Is there a fan in the house?: the affective sensibility of fandom. In:LEWIS, Lisa A. (org). The Adoring Audience: fan culture and popular media. London, NewYork: Routledge, p. 50-65, 2001.
HILLS, Matt. Fan Cultures. Nova Iorque: Routledge, 2002.
HINE, Christine. Virtual ethnography: Modes, varieties, affordances. The SAGE handbook of online research methods, p. 257-270, 2008.
JENKINS, Henry. Textual Poachers. Television fans & participatory culture. Routledge: 1992.
MATOS, Patrícia. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. Rio de Janeiro, (Monografia em Comunicação Social) - UFRJ, 2010.
SCODARI, Christine & FELDER, Jenna. ‘Creating a Pocket Universe: “Shippers,” Fan Fiction, and the X-Files Online’, Communication Studies, 51 (3), 2003, pp. 238-257.
SILBERGLEID, Robin. “The Truth We Both Know”: Readerly Desire and Heteronarrative in The X-Files’, Studies in Popular Culture, 2003.
WILLIAMS, Rebecca. ‘Wandering off into soap land’: Fandom, genre and ‘shipping’ The West Wing.Journal of Audience & Reception Studies. Volume 8, Issue 1, 2011.
WOLEDGE, Elizabeth. Intimatopia: Genre intersections between slash and the mainstream. In: Fan fiction and fan communities in the age of the internet, 2006.
THE Game Is On: Elenco de Sherlock se reúne para falar sobre a série. In: Sherlock Brasil, 17 de nov. de 2012. Disponível em: <http://sherlockbrasil.blogspot.com.br/2012/11/the-game-is-on-elenco-de-sherlock-se.html>
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).