Um teatro de sensações. Imprensa esportiva, melodrama e folhetim
Palabras clave:
Copas do Mundo, Imprensa esportiva, Melodrama, folhetimResumen
Este artigo tem como objetivo investigar o uso de estratégias discursivas relacionadas ao gênero melodramático, pela imprensa esportiva no Brasil. Para tanto será enfocada a figura do jornalista Mário Filho cuja contribuição foi muito importante para a reformulação da linguagem usada na representação dos fatos esportivos, especialmente o futebol. O privilégio dado pelo jornalista às emoções se transformou em tônica de muitas reportagens da imprensa esportiva e para ilustrar esse aspecto será realizada uma breve análise da recepção das derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2010-06-04
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).