O jornalismo do bem: Revisitando a pauta da responsabilidade social empresarial

Autores

  • Lúcia Santa Cruz

Palavras-chave:

Discursos jornalísticos, responsabilidade social, jornalismo do bem

Resumo

Este artigo busca discutir como se dá a transformação do enfoque atribuído atemas como pobreza, marginalidade, favela,  a partir da inserção dos projetos deresponsabilidade social empresarial no  noticiário nacional, que é por muitosconsiderado como o “jornalismo do Bem” -  aquele que só trata de boas notícias. Oespírito público da iniciativa privada é um  dos axiomas da nossa época, consolidadonum movimento de intervenção social – a  responsabilidade social empresarial. Estediscurso  migrou do círculo restrito do ambiente corporativo para ser apreendido pelosveículos de comunicação de massa, que criaram produtos específicos para abordá-lo. Aanálise de jornais, revistas e programas de rádio que produzem notícias sobre o temaaponta ser esse um processo de legitimação da estratégia das empresas. enquanto atoressociais que se auto-atribuem um papel essencial no cenário de reorganização da agendadas políticas públicas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Santa Cruz

Jornalista, Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação daUFRJ, professora de Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial, Criação Radiofônica eRedação Jornalística na Escola de Comunicação da UFRJ, estuda a representação da responsabilidadesocial empresarial nos discursos jornalísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-21

Edição

Seção

Artigos