Argumentaçāo lógico-imagética: a compreensão do discurso mediático pela criança
Resumen
Existem diversas explicações que procuram dar conta de compreender como se dá o processo de comunicação. Dessas explicações que vêm sendo propostas desde os anos 30, aproximadamente, quando a comunicação tornou-se perceptível com a popularização do rádio, ocuparam-se cientistas dos mais variados campos do conhecimento dado seu caráter interdisciplinar inegável. Os campos científicos a partir dos quais vêm sendo pensada a comunicação vão desde ciências exatas como a matemática, passando pelas ciências sociais, os estudos da linguagem, e ciências biológicas como a psicologia e as neurociências. Dentro da psicologia, a comunicação começou sendo estudada, há várias décadas, pela psicologia social, depois foram estudos realizados pela psicologia comportamental e pela psicanálise e mais recentemente pela psicologia da cognição. Podemos afirmar, sem incorrer em exagêro, que as explicações são tão numerosas quantas são as linhas de pesquisa ocorrentes em cada ciência. São a partir de diversos paradigmas que esse fenômeno vem sendo estudado, uma vez que a comunicação, enquanto disciplina científica, é recente nas cátedras das universidades.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2011-01-22
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).