Paisagens sonoras de Robert Bresson: Uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer

Autores/as

  • Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Paisagens sonoras, Robert Bresson, cinema, música

Resumen

Analisamos o conceito de “paisagem sonora” de Murray Schafer e observamos que o diretor francês Robert Bresson refaz o caminho indicado pelo autor, dividindo as paisagens sonoras de seus filmes em campo e cidade e apresentando a passagem entre as duas em O dinheiro. Porém, o campo de Bresson não é um idílio imaculado, como na concepção idealizada de Schafer, sendo sua atmosfera de crueldade mais próxima daquela dos livros de Georges Bernanos adaptados pelo diretor. Além disso, as qualidades musicais dos ruídos nos seus filmes, junto com o silêncio, constroem uma espécie de música concreta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro

##submission.downloads##

Publicado

2011-07-18