Paisagens sonoras de Robert Bresson: Uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer

Autori

  • Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro

Parole chiave:

Paisagens sonoras, Robert Bresson, cinema, música

Abstract

Analisamos o conceito de “paisagem sonora” de Murray Schafer e observamos que o diretor francês Robert Bresson refaz o caminho indicado pelo autor, dividindo as paisagens sonoras de seus filmes em campo e cidade e apresentando a passagem entre as duas em O dinheiro. Porém, o campo de Bresson não é um idílio imaculado, como na concepção idealizada de Schafer, sendo sua atmosfera de crueldade mais próxima daquela dos livros de Georges Bernanos adaptados pelo diretor. Além disso, as qualidades musicais dos ruídos nos seus filmes, junto com o silêncio, constroem uma espécie de música concreta.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-07-18