Audiências e fãs juvenis de celebridades: Potencialidades e limitações para uma cidadania cultural

Autores/as

  • Ana Jorge CIMJ-Universidade Nova de Lisboa

Palabras clave:

Fãs, jovens, celebridades, cidadania.

Resumen

Neste artigo, exploramos as potencialidades e limitações de uma cidadania cultural desenvolvida pelos fãs e audiências juvenis de celebridades. A partir de uma investigação com cerca de 50 jovens entre os 12 e os 17 anos em Portugal, de várias origens sociais, incluindo um grupo de fãs de celebridades juvenis, discutimos de que modos práticas informais e quotidianas desenvolvidas em torno das celebridades pelos jovens que lhes permitem construir capacidades úteis para o exercício da cidadania, entendida de forma lata, enquanto cidadania cultural, para usar o conceito de Peter Dahlgren e outros. Áreas como os direitos de autor e de privacidade, a dimensão de individualismo e cosmopolitismo envolvidas na cultura das celebridades, são aqui discutidas a essa luz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Jorge, CIMJ-Universidade Nova de Lisboa

Investigadora de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 2012, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE, Lisboa, e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

 

Citas

BANET-WEISER, Sarah. Kids Rule!: Nickelodeon and Consumer Citizenship. Durham, NC: Duke University Press, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Consuming Life. Oxford: Polity Press, 2007.

BECK, Ulrich; BECK-GERNSHEIM, Elisabeth. La Individualización: el individualism institucionalizado y sus consecuencias sociales y políticas. Barcelona; Buenos Aires; México: Paidós, 2003.

BUCKINGHAM, David. The Making of Citizens: Young people, news and politics. Londres: Routledge, 2000.

COULDRY, Nick; MARKHAM, Tim; LIVINGSTONE, Sonia. Media Consumption and Public Engagement: beyond the presumption of attention. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2007.

DAHLGREN, Peter. Media and Political Engagement: Citizens, communication, and democracy. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2009.

DAHLGREN, Peter. Young Citizens and New Media: Learning for democratic participation. Nova Iorque: Routledge, 2007.

DAHLGREN, Peter. Reconfiguring Civic Culture in the New Media Milieu. In: CORNER; PELS, Eds. Media and the Restyling of Politics: Consumerism, Celebrity and Cynicism. Londres; Thousand Oaks; Nova Deli: Sage. 2003. P. 151-170.

FELDMAN, Lauren. The news about comedy: Young audiences, The Daily Show, and evolving notions of journalism. In: Journalism: Theory, Practice and Criticism, Los Angeles, Londres, Nova Deli, Singapura e Washington DC, vol. 8, n. 4, 406-427, 2007.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta, 1994.

GROSSBERG, Lawrence. Caught in the Crossfire: kids, politics and America’s future. Boulder e Londres: Paradigm Publishers, 2005.

HARRIS, Anita; WYN, Johanna; YOUNES, Salem. Beyond apathetic or activist youth: ‘ordinary’ young people and contemporary forms of participation. Young: Nordic Journal of Youth Research, Los Angeles, Londres, Nova Deli, Singapura e Washington DC, vol. 18, n. 1, 9-32, 2010.

HERMES, Joke. Re-Reading Popular Culture. India: Blackwell Publishing, 2005.

JENKINS, Henry. Fans, Bloggers, and Gamers: Exploring Participatory Culture. Nova Iorque; Londres: New York University Press, 2006.

KENWAY, Jane; BULLEN, Elizabeth. Consuming Children: Entertainment, advertising and education. Londres: Open University Press, 2001.

LOADER, Brian D., Ed.. Young Citizens in the Digital Age: Political Engagement, Young People and New Media. Londres: Routledge, 2007.

LURY, Celia. Consumer Culture. Cambridge: Polity Press, 2001.

McROBBIE, Angela. The Aftermath of Feminism: Gender, culture and social change. Londres: Sage, 2009.

NUNES, B.F.. Consumo e Identidade no Meio Juvenil: considerações a partir de uma área popular do Distrito Federal. In: Sociedade e Estado, vol. 22, n.3,647-678, 2007

RYDIN, Ingegerd; SJÖBERG, Ulrika, Eds.. Mediated Crossroads: Identity, youth culture and ethnicity: theoretical and methodological challenges. Gotemburgo: Nordicom, 2008.

SOPER, Frank; TRENTMANN, Kate. Citizenship and Consumption. Londres: Palgrave Macmillan, 2008.

STEVENSON, Nick. Talking to Bowie fans: Masculinity, ambivalence and cultural citizenship. In: European Journal of Cultural Studies, vol. 12, n. 1, 79-98, 2009.

STEVENSON, Nick. Cultural Citizenship: Cosmopolitan questions. Berkshire: Open University Press, 2003.

VAN ZOONEN, Liesbet. Entertaining the Citizen: when politics and popular culture converge. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.

WAHL-JORGENSEN, Karin. Mediated Citizenship. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2008.

WASKO, Janet, PHILIPS, Mark; MEEHAN, Eileen R., Eds.. Dazzled by Disney: The global Disney audiences project. Londres, Nova Iorque, Leicester University Press, 2001.

##submission.downloads##

Publicado

2013-07-31