Fã-ativismo no Twitter: comunidades online de fãs de esporte e a campanha #ForaRicardoTeixeira
Palabras clave:
fã-ativismo, cultura fã, fãs de esporte, métodos para mídia social, twitterResumen
Este artigo discute especificamente um tipo de prática da cultura fã, o que estou chamando de fã-ativismo. Fã-ativismo é um tópico que historicamente recebeu pouca atenção de pesquisadores da área de estudos de fandom. Aqui, analiso a campanha #ForaRicardoTeixeira a partir de uma amostra de 15 mil tweets postados à época da renúncia do dirigente do comando da CBF. A pesquisa combina métodos quantitativos e qualitativos para examinar a) as dinâmicas da comunidade formada em torno do assunto e b) o conteúdo das conversações. A análise das dinâmicas revelou, por exemplo, padrões de usuários e fontes de informação e a do conteúdo indicou os enquadramentos adotados pelos usuários. Futuras implicações desse trabalho para o estudo de práticas online de fãs de esporte são discutidas ao final.Descargas
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