Fã-ativismo no Twitter: comunidades online de fãs de esporte e a campanha #ForaRicardoTeixeira

Auteurs-es

  • Ana Carolina Vimieiro Queensland University of Technology (QUT)

Mots-clés :

fã-ativismo, cultura fã, fãs de esporte, métodos para mídia social, twitter

Résumé

Este artigo discute especificamente um tipo de prática da cultura fã, o que estou chamando de fã-ativismo. Fã-ativismo é um tópico que historicamente recebeu pouca atenção de pesquisadores da área de estudos de fandom. Aqui, analiso a campanha #ForaRicardoTeixeira a partir de uma amostra de 15 mil tweets postados à época da renúncia do dirigente do comando da CBF. A pesquisa combina métodos quantitativos e qualitativos para examinar a) as dinâmicas da comunidade formada em torno do assunto e b) o conteúdo das conversações. A análise das dinâmicas revelou, por exemplo, padrões de usuários e fontes de informação e a do conteúdo indicou os enquadramentos adotados pelos usuários. Futuras implicações desse trabalho para o estudo de práticas online de fãs de esporte são discutidas ao final.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Ana Carolina Vimieiro, Queensland University of Technology (QUT)

Mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutoranda em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT), Austrália. É membro do ARC Centre of Excellence for Creative Industries and Innovation (http://www.cci.edu.au/).

Références

BRUNS, A. Blogs, Wikipedia, Second life, and Beyond: from production to produsage. New York: Peter Lang, 2008.

______. Gawk scripts for Twitter processing. Mapping online publics, 2011. Disponível em: < http://www.mappingonlinepublics.net/resources/ >. Acesso em: 14 de Abr. de 2012.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube: online video and participatory culture. Cambridge: Polity, 2009.

CRAWFORD, G. The career of the sport supporter: the case of the Manchester storm. Sociology, v. 37, n. 2, p. 219-237, 2003.

______. Consuming sport: fans, sport and culture. Routledge, 2004.

DUNCOMBE, S. Imagining no-place. Transformative Works and Cultures, v. 10, 2012. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.3983/twc.2012.0350 >.

EARL, J.; KIMPORT, K. Movement societies and digital protest: fan activism and other nonpolitical protest online. Sociological Theory, v. 27, n. 3, p. 220-243, 2009. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9558.2009.01346.x >.

#ForaRicardoTeixeira. 2011. Disponível em: < http://foraricardoteixeira.com.br/metricas/ >. Acesso em: 23 Jul. 2012.

GAMSON, W. A.; MODIGLIANI, A. Media discurse and public opinion on nuclear power: a construcionist approach. American Journal of Sociology, v. 95, p. 1-37, 1989.

GIBBONS, T.; DIXON, K. 'Surf's up!': A call to take English soccer fan interactions on the Internet more seriously. Soccer & Society, v. 11, n. 5, p. 599-613, 2010. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1080/14660970.2010.497359 >.

GIULIANOTTI, R. Supporters, followers, fans, and flaneurs: a taxonomy of spectator identities in football. Journal of Sport & Social Issues, v. 26, n. 1, p. 25-46, 2002. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1177/0193723502261003 >.

JENKINS, H. Textual poachers: television fans and participatory culture. Routledge, 1992.

JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006.

JENKINS, H. Afterword: the future of fandom. In: GRAY, J.; SANDVOSS, C., et al (Ed.). Fandom: Identities and communities in a mediated world. New York: NYU Press, 2007. p.357-364.

JENKINS, H. "Cultural acupuncture": fan activism and the Harry Potter Alliance. Transformative Works and Cultures, v. 10, 2012. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.3983/twc.2012.0305 >.

KFOURI, J. A Copa do Mundo é nossa? Interesse Nacional, v. 15, 2011. Disponível em: < http://interessenacional.uol.com.br/2011/10/a-copa-do-mundo-e-nossa/ >. Acesso em: 05 de Abr. de 2013.

LEAL, D. Está valendo! Tuiteiros gritam #ForaRicardoTeixeira. Lance!Net 2011.

LOBATO, E.; WIZIACK, J. Em amistoso, hotel custa quase o dobro. Folha de São Paulo. São Paulo 2011.

Manifestação "#ForaRicardoTeixeira" ganha força no Twitter. Terra 2011.

MATTHES, J.; KOHRING, M. The content analysis of media frames: toward improving reliability and validity. Journal of Communication, v. 58, n. 2, p. 258-279, 2008. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-2466.2008.00384.x >.

NASH, R. Contestation in modern English professional football: the Independent Supporters Association Movement. International Review for the Sociology of Sport, v. 35, n. 4, p. 465-486, December 1, 2000 2000. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1177/101269000035004002 >.

NASH, R. English football fan groups in the 1990s: class, representation and fan power. Soccer & Society, v. 2, n. 1, p. 39-58, 2001. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1080/714866720 >.

O Rio vai às ruas contra Teixeira. Carta Capital 2011.

PINHEIRO, D. The president. Piauí 2011.

REDHEAD, S. Post-fandom and the millennial blues: the transformation of soccer culture. London: Routledge, 1997.

RUDDOCK, A. Let's kick racism out of football -- and the lefties too! Responses to Lee Bowyer on a West Ham Web Site. Journal of Sport & Social Issues, v. 29, n. 4, p. 369-385, 2005. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1177/0193723505280665 >.

RUDDOCK, A.; HUTCHINS, B.; ROWE, D. Contradictions in media sport culture: the reinscription of football supporter traditions through online media. European Journal of Cultural Studies, v. 13, n. 3, p. 323-339, 2010. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1177/1367549410363200 >.

SCHIMMEL, K. S.; HARRINGTON, C. L.; BIELBY, D. D. Keep your fans to yourself: the disjuncture between sport studies' and pop culture studies' perspectives on fandom. Sport in Society, v. 10, n. 4, p. 580-600, 2007. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1080/17430430701388764 >.

SCOTT, S. Textual poachers, twenty years later. In: JENKINS, H. (Ed.). Textual poachers: television fans and participatory culture. New York: Routledge, 2013. p.vii-l.

TAYLOR, R. Football and its fans. London: Leicester UP, 1992.

Teixeira foi forçado a devolver dinheiro de propina, aponta programa da BBC. BBC Brasil 2011.

VIMIEIRO, A. C.; MAIA, R. C. M. Análise indireta de enquadramentos da mídia: uma alternativa metodológica para a identificação de frames culturais. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 18, n. 1, p. 235-252, 2011. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8810 >.

WANN, D. L.; HAMLET, M. A. Author and subject gender in sports research. International Journal of Sport Psychology, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2013-07-31