Política informacional partidária: como os partidos políticos brasileiros usam a internet para a comunicação com públicos segmentados do eleitorado

Autores/as

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Palabras clave:

Partidos políticos e internet, Estratégias de comunicação partidária, Visibilidade partidária e comunicação segmentada, Internet e política informacional.

Resumen

O objetivo do artigo é analisar como os 32 partidos políticos brasileiros registrados na JustiçaEleitoral usam as mídias digitais para se comunicar com seus diversos públicos eleitorais, segundo a lógicada comunicação segmentada, sob duas perspectivas: informação e interação. Os partidos tentam cobrirtodo o espectro dos públicos eleitorais, ao tentar atrair a atenção de diferentes públicos, como mulheres,jovens, sindicatos, movimentos sociais, ambientalistas, negros, indígenas e homossexuais. As estratégiasde informação e contato concorrem para ampliar a visibilidade partidária, a fim de aumentar o poderde influência dos partidos na esfera pública virtual. Outra conclusão é que há um uso comum de certospadrões de conteúdos e formatos pelas legendas, o que reitera a importância da web na atualidade e decomo ela se impõe aos produtores de conteúdos virtuais, incluindo os partidos políticos.

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Biografía del autor/a

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Mestre em Comunicação e doutor em Sociologia. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

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Publicado

2015-06-24