"Ganga Zumba" e "Quilombo" de Cacá Diegues: duas utopias para o amplo presente

Autores

  • Rafael Garcia Madalen Eiras Universidade do Grande Rio
  • Anna Paula Soares Lemos Universidade do Grande Rio
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Ganga Zumba, Quilombo, Cacá Diegues, utopia.

Resumo

Trata-se neste artigo de analisar os filmes Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984) pela marcante experiência de temporalidade construída na narrativa e estética cinematográficas do cineasta Cacá Diegues. De Ganga Zumba a Quilombo experimenta-se a constância do mesmo movimento temporal. A utopia no presente volta-se para organizar o passado em direção ao futuro prometido. O que os distingue nesse movimento comum entre as dimensões do tempo, em constante projeção para o futuro, irrompe no encontro das películas com os acontecimentos históricos propriamente ditos. A forte influência do cinema novo, carregado de sentido crítico e ideológico, nesse interregno da ditadura militar, retrocede para conceder generosos espaços para a valorização da cultura negra. Carrega-se na comparação entre os filmes a percepção contemporânea de fim do sentido de progressão histórica (GUMBRECHT, 2011). A força utópica de Quilombo abandona o horizonte de expectativa de futuro políticorevolucionário de Ganga Zumba, para contemplá-lo em tons carnavalescos (BAKHTIN, 1993).

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Biografia do Autor

Rafael Garcia Madalen Eiras, Universidade do Grande Rio

Mestre em Humanidades, culturas e Artes (PPGHCA - UNIGRANRIO (2020). Graduado em História pela Universidade Cândido Mendes (2015) e Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2007). Especializado em Fotografia e Imagem pela Universidade Cândido Mendes (2009). E-mail: eiras.rafael@ gmail.com. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9152399332013877. Rio de Janeiro, Brasil.

Anna Paula Soares Lemos, Universidade do Grande Rio

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciencia da Literatura da UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduaçao em Humanidades, Culturas e Artes PPGHCA/UNIGRANRIO. No Doutorado defendeu a tese “Anotaçoes de um diretor: o cinema de Federico Fellini na televisao”. É líder do grupo de pesquisa IMAGEMNO - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades. Universidade do Grande Rio (PPGHCA/UNIGRANRIO). E-mails: annapaulalemos@gmail. com / anna.lemos@unigranrio.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4313-7544. Lattes iD: http://lattes. cnpq.br/6614094602117029. Niterói, Brasil.

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Universidade do Grande Rio

Graduado em História pela UFRJ. Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC/RJ. Professor de graduaçao nas áreas de Filosofia, Ética e Direito. Professor do Programa de Pós-Graduaçao em Humanidades, Culturas e Artes, da UNIGRANRIO, com atuaçao nas linhas de pesquisa sobre Imagens, Memórias e Narrativas. Líder do Grupo de Pesquisa IMAGEMNO. UNIGRANRIO / Centro Universitário Serra dos Órgaos, UNIFESO. E-mails: jhumbertoo@uol.com.br / joaquim.humberto@unigranrio.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0732- 1723. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9362050516585249. Teresópolis, Brasil.

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Publicado

2021-05-21