Biografia e mito em Bressane: "Dias de Nietzsche em Turim" e "Filme de amor"
Mots-clés :
Cinema brasileiro. Mito. HistóriaRésumé
O artigo aborda – a partir da leitura de dois filmes de Julio Bressane – “Filme de amor” e “Dias de Nietzsche em Turim” – a modalidade específica de atualização da História no cineasta, que se dá através da reinvenção do mito e da biografia, muitas vezes invertendo tais categorias. Neste processo, o diretor opera não só com uma certa recriação que toda obra implica, mas com uma liberdade radical de realização formal da narrativa, do tratamento dos personagens e da matéria fílmica. O mito das três graças e o pensamento de Nietzsche instauram, através das imagens de Bressane uma outra verdade, própria da arte: verdade agenciada pelas “potências do falso”, que se coloca em questão a partir de um repertório de citações constituído por uma multiplicidade irredutível ao universo cultural das personagens míticas ou históricas em foco.Téléchargements
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Publié-e
2010-06-04
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Artigos
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