Biografia e mito em Bressane: "Dias de Nietzsche em Turim" e "Filme de amor"
Palavras-chave:
Cinema brasileiro. Mito. HistóriaResumo
O artigo aborda – a partir da leitura de dois filmes de Julio Bressane – “Filme de amor” e “Dias de Nietzsche em Turim” – a modalidade específica de atualização da História no cineasta, que se dá através da reinvenção do mito e da biografia, muitas vezes invertendo tais categorias. Neste processo, o diretor opera não só com uma certa recriação que toda obra implica, mas com uma liberdade radical de realização formal da narrativa, do tratamento dos personagens e da matéria fílmica. O mito das três graças e o pensamento de Nietzsche instauram, através das imagens de Bressane uma outra verdade, própria da arte: verdade agenciada pelas “potências do falso”, que se coloca em questão a partir de um repertório de citações constituído por uma multiplicidade irredutível ao universo cultural das personagens míticas ou históricas em foco.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).