A Construção de Personagens no Jornalismo: entre a matriz de verdade presumida e a imaginação das urdiduras de enredos
Mots-clés :
Construção de personagem, Matriz de verdade presumida, Urdidura de enredo.Résumé
O objetivo do presente artigo é investigar a construção dos personagens nas narrativas jornalísticas. Este tipo de tecido textual deixa entrever uma tensão posta entre um elemento ficcional (pressuposto na própria noção de “construção de personagem”) e uma pretensão realista (subjacentes ao discurso jornalístico e às estratégias discursivas utilizadas na sua legitimação). Discutiremos como o posicionamento do personagem nas reportagens comporta sempre um estatuto duplo: ao mesmo tempo em que se configura como uma de suas matrizes de verdade presumida, ele está também sempre sujeito ao elemento ficcional imposto pela urdidura de enredo.
Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2010-06-04
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).