A Construção de Personagens no Jornalismo: entre a matriz de verdade presumida e a imaginação das urdiduras de enredos
Parole chiave:
Construção de personagem, Matriz de verdade presumida, Urdidura de enredo.Abstract
O objetivo do presente artigo é investigar a construção dos personagens nas narrativas jornalísticas. Este tipo de tecido textual deixa entrever uma tensão posta entre um elemento ficcional (pressuposto na própria noção de “construção de personagem”) e uma pretensão realista (subjacentes ao discurso jornalístico e às estratégias discursivas utilizadas na sua legitimação). Discutiremos como o posicionamento do personagem nas reportagens comporta sempre um estatuto duplo: ao mesmo tempo em que se configura como uma de suas matrizes de verdade presumida, ele está também sempre sujeito ao elemento ficcional imposto pela urdidura de enredo.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2010-06-04
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).