Notas sobre audiências, comunidades e fãs nos canais de Felipe Neto no YouTube
Mots-clés :
Audiências, comunidades, fãs, Felipe Neto, YouTube.Résumé
Procuramos problematizar os conceitos de audiência, comunidade e fã e os modos como deles podemos nos utilizar para analisarmos as relações sociais entre os diferentes e múltiplos usuários do site de vídeos YouTube. Para tanto, recorremos aos dois canais de Felipe Neto no YouTube, ambiência em que delimitamos nossos apontamos empíricos, para compreendermos quais tipos de vinculações comunitárias podem ser pensadas entre o ídolo mencionado e suas audiências fanáticas no site em questão.Téléchargements
Références
BAILÉN, Amparo Huertas. Pero ¿qué quiere decir audiencia activa? In: BAILÉN, Amparo Huertas. La audiencia investigada. Barcelona: Gedisa, 2002. p. 167-190.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BECHELLONI, Giovanni. Audiência: uma abordagem sociológica da comunicação.
In: Comunicação & Educação, São Paulo, v. 17, p. 61-67, jan./abr. 2000.
DE LA GARDE, Roger. As manifestações públicas da audiência. In: MATRIZes, São Paulo,
v. 4, n. 1, p. 193-202, jul./dez. 2010.
LINDLOF, Thomas R. Media Audiences as Interpretative Communities. In: ANDERSON, J. (Ed.). Communication Yearbook 11. Newbury Park: Sage, 1988. p. 81-107.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
_______________. A Comunidade Emocional (Argumentos de uma pesquisa).
In: MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. p. 13-43.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. “Estar” como audiencia y “ser” audiencia en el siglo XXI: desafíos de la participación en las interacciones con las pantallas. 15 fevereiro 2011. Disponível em: <http://educomedios.site88.net/documentos_epistemologia/indicadores_culturales.doc>. Acesso em: 13 set. 2012.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. Audiencias ¿siempre audiencias? El ser y el estar en la sociedad de la comunicación. Memorias del XXII Encuentro Nacional AMIC, México, 2010. Disponível em: <http://educomedios.site88.net/documentos_epistemologia/siempre_audiencias.doc>. Acesso em: 02 out. 2012.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. Medios, audiencias y mediaciones. In: Comunicar, Andalucía (Espãnha), v. 5, n. 8, p. 1-6, mar. 1997.
RUÓTOLO, Antônio Carlos. Audiência e Recepção: perspectivas. In: Comunicação e Sociedade, São Paulo, ed. 30, ano XVI, p. 150-163, 1998.
SALGADO, Tiago B. P. Experimenta-te a ti mesmo: Felipe Neto em performance no YouTube. 12 mar. 2013. 189f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.
WHITE, Roger A. Tendências dos Estudos de Recepção. In: Comunicação & Educação,
São Paulo, v. 13, n. 41, p. 41-66, set./dez. 1998.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).