A narrativa fonocinematográfica em O Silêncio: Audição subjetiva e cronotopias do espaço fílmico

Autori

  • Mauricio Caleiro Universidade Federal Fluminense

Parole chiave:

O Silêncio, som no cinema, audição subjetiva

Abstract

As abordagens sonoras empregadas na produção franco-iraniana O Silêncio (Mohsen Makhmalbaf, 1998) são analisadas com um foco que privilegia o exame de como a narrativa, através da utilização de inovadoras estratégias de “ponto-de-audição”, manipula a identificação subjetiva e espectatorial com o protagonista. Tais análises ensejam uma reflexão acerca da relação som-imagem baseada, por um lado, no conceito bakhtiano de cronotopia, e, por outro, em pressupostos teóricos pós-modernistas externos aos Estudos de Cinema - notadamente a Gramatologia de Jacques Derrida.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Mauricio Caleiro, Universidade Federal Fluminense

Jornalista e cineasta, é Mestre em Film Studies pela University of Iowa e Doutorando em Comunicação pela UFF.

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-07-18