A narrativa fonocinematográfica em O Silêncio: Audição subjetiva e cronotopias do espaço fílmico

Autores

  • Mauricio Caleiro Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

O Silêncio, som no cinema, audição subjetiva

Resumo

As abordagens sonoras empregadas na produção franco-iraniana O Silêncio (Mohsen Makhmalbaf, 1998) são analisadas com um foco que privilegia o exame de como a narrativa, através da utilização de inovadoras estratégias de “ponto-de-audição”, manipula a identificação subjetiva e espectatorial com o protagonista. Tais análises ensejam uma reflexão acerca da relação som-imagem baseada, por um lado, no conceito bakhtiano de cronotopia, e, por outro, em pressupostos teóricos pós-modernistas externos aos Estudos de Cinema - notadamente a Gramatologia de Jacques Derrida.

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Biografia do Autor

Mauricio Caleiro, Universidade Federal Fluminense

Jornalista e cineasta, é Mestre em Film Studies pela University of Iowa e Doutorando em Comunicação pela UFF.

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Publicado

2011-07-18