Representações sobre reality shows: o caso de Desilusões Futuristas e Morte ao Vivo
Parole chiave:
reality shows, sociedade do espetáculo, filme, Desilusões futuristas, Morte ao vivoAbstract
O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre a exposição da vida privada em esferas midiáticas, analisando duas representações fílmicas - Desilusões futuristas e Morte ao vivo – que apresentam experimentações diferentes dentro modelo dos reality shows. Algumas estratégias estão em destaque e marcam as diferenças e semelhanças dessas duas produções. Partiremos das considerações sobre a sociedade do espetáculo (Débord), sobre os reality show, para discutir o modo de representação, nos filmes, deste gênero televisivo e das relações presentes entre as instâncias envolvidas. Nas duas produções analisadas, percebemos uma leitura crítica centrada nas intencionalidades da produção e na exposição dos participantes, mas, também, uma focalização no papel daqueles que são os responsáveis diretos pela exposição ao vivo.
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Riferimenti bibliografici
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Referências fílmicas
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Morte ao vivo. TAVERNIER, Bertrand, EUA, 1980, 128 min.
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