Fã-ativismo no Twitter: comunidades online de fãs de esporte e a campanha #ForaRicardoTeixeira

Autores

  • Ana Carolina Vimieiro Queensland University of Technology (QUT)

Palavras-chave:

fã-ativismo, cultura fã, fãs de esporte, métodos para mídia social, twitter

Resumo

Este artigo discute especificamente um tipo de prática da cultura fã, o que estou chamando de fã-ativismo. Fã-ativismo é um tópico que historicamente recebeu pouca atenção de pesquisadores da área de estudos de fandom. Aqui, analiso a campanha #ForaRicardoTeixeira a partir de uma amostra de 15 mil tweets postados à época da renúncia do dirigente do comando da CBF. A pesquisa combina métodos quantitativos e qualitativos para examinar a) as dinâmicas da comunidade formada em torno do assunto e b) o conteúdo das conversações. A análise das dinâmicas revelou, por exemplo, padrões de usuários e fontes de informação e a do conteúdo indicou os enquadramentos adotados pelos usuários. Futuras implicações desse trabalho para o estudo de práticas online de fãs de esporte são discutidas ao final.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Vimieiro, Queensland University of Technology (QUT)

Mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutoranda em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT), Austrália. É membro do ARC Centre of Excellence for Creative Industries and Innovation (http://www.cci.edu.au/).

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Publicado

2013-07-31