ESPAÇO, COMUNICAÇÃO E CONSUMO NO METRÔ DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Janice Caiafa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.3

Resumo

Neste trabalho apontamos alguns componentes do espaço construído do metrô do Rio de Janeiro e exploramos algumas de suas características, mostrando o tipo de ocupação e as modalidades de comunicação que se produzem. Em seguida, nos detemos num desses componentes, os anúncios publicitários. Mostramos que há, nesse caso, um tratamento do espaço que privilegia o consumo em detrimento do direito de uso e procuramos elucidar as repercussões na sociabilidade que se desenvolve no metrô.

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Biografia do Autor

Janice Caiafa, UFRJ

Janice Caiafa é doutora em Antropologia pela Universidade de Cornell, E.U.A. e Professora Associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: scintilla1@terra.com.br

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Publicado

2009-11-04

Edição

Seção

Ensaios Temáticos