DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino

Autores

  • Simone Rocha
  • Vanessa Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.14

Palavras-chave:

consumo, identidade, corpo.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações.

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Biografia do Autor

Simone Rocha

Doutora em Comunicação e Cultura pela URFJ com Pós-doutorado em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Cultura.

Vanessa Silva

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mídia e Cultura da UFMG.

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Publicado

2009-11-05

Edição

Seção

Ensaios Temáticos