DO CONSUMO AO ESTRANHAMENTO: Identidade e resistência cultural instauradas na tensão entre anúncios de publicidade e de antipublicidade sobre o corpo feminino
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.14Palavras-chave:
consumo, identidade, corpo.Resumo
O objetivo deste artigo consiste em investigar o consumo tanto como um conjunto de relações comerciais, quanto como uma prática que se funda no campo da cultura e que contribui no processo de formação identitária dos sujeitos. Apoiamos-nos no marco teórico-metodológico do circuito da cultura e na concepção Foulcoutiana de formações discursivas. Empiricamente, propomos analisar, de um lado, um anúncio da grife Calvin Klein, buscando evidenciar, em que medida o corpo feminino enfocado nesse anúncio se constitui enquanto um objeto de consumo. E, por outro lado, uma antipublicidade produzida pela ONG canadense Adbusters, como forma de demonstrar em que medida esse corpo que se oferece ao consumo não é uno, mas se constitui como um terreno de conflitos, negociações e (re)significações, oferecendo diferentes modelos identitários e possibilidades de apropriações.Downloads
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Publicado
2009-11-05
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
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