PERSONAGEM DE NOVELA OU MULHER DA VIDA REAL? Mediações culturais na conformação da identidade feminina
DOI :
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.15Mots-clés :
Identidade feminina, Classe popular, Telenovela.Résumé
Este trabalho apresenta reflexões acerca do modo como embates e complementaridades entre a audiência da telenovela e as mediações família, escola e classe social conformam a identidade feminina de jovens mulheres de classe popular. Os estudos culturais latino-americanos são adotados como modelo teórico-metodológico, especialmente a teoria das mediações culturais. A amostra é composta por 12 jovens entre 15 e 24 anos. O estudo configura-se como uma etnografia da audiência, composta por observação participante, entrevista e formulário sociocultural. A precariedade material, que cria condições de vida específicas, não as afasta da ambição da mulher da atualidade: querem ser profissionais bem sucedidas, mães zelosas e boas esposas. A telenovela, consumida cotidianamente, está relacionada a essas pretensões, pois apresenta os exemplos de “supermulheres” das informantes.Téléchargements
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Publiée
2009-11-05
Numéro
Rubrique
Ensaios Temáticos
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