Naqoyqatsi, ou o movimento como (des)controle
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.44Palavras-chave:
Naqoyqatsi. Trilogia Qatsi. Imagens eletrônicas. Imagens de arquivo. Imagens aceleradas/desaceleradas.Resumo
Este artigo apresenta uma análise do filme Naqoyqatsi (2002), parte da trilogia Qatsi, dirigida por Godfrey Reggio. Centramos nossa análise no regime imagético-narrativo complexo que se constrói através do grande uso de imagens eletrônicas e imagens de arquivos as mais diversas. Notamos algumas características fundamentais da natureza das imagens que compõem a narrativa: virtualidade; resíduo de operação pelo uso de imagens de arquivo; fluxo vertiginoso pelas imagens aceleradas; análise de desempenho pelas imagens desaceleradas. Estas características reverberam nos dois movimentos que se chocam, suscitados pelas imagens: aceleração/caos; e desaceleração/controle.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-09-21
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.