Naqoyqatsi, ou o movimento como (des)controle

Auteurs-es

  • André Bonotto Unicamp

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.44

Mots-clés :

Naqoyqatsi. Trilogia Qatsi. Imagens eletrônicas. Imagens de arquivo. Imagens aceleradas/desaceleradas.

Résumé

Este artigo apresenta uma análise do filme Naqoyqatsi (2002), parte da trilogia Qatsi, dirigida por Godfrey Reggio. Centramos nossa análise no regime imagético-narrativo complexo que se constrói através do grande uso de imagens eletrônicas e imagens de arquivos as mais diversas. Notamos algumas características fundamentais da natureza das imagens que compõem a narrativa: virtualidade; resíduo de operação pelo uso de imagens de arquivo; fluxo vertiginoso pelas imagens aceleradas; análise de desempenho pelas imagens desaceleradas. Estas características reverberam nos dois movimentos que se chocam, suscitados pelas imagens: aceleração/caos; e desaceleração/controle.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • André Bonotto, Unicamp
    Mestre (2009) e Doutorando em Multimeios pela Unicamp.

Téléchargements

Publié

2010-09-21

Numéro

Rubrique

Ensaios Temáticos