O papel de críticos, produtores e audiência na conformação de uma temática e de seu gênero: em análise o "recasamento" na série televisiva Tudo Novo de Novo
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.140Palavras-chave:
crítica cultural, gênero televisivo, recasamentoResumo
A partir do pressuposto de uma necessária articulação entre os domínios da cultura e dos media, este artigo propõe discutir o papel dos discursos de críticos, produtores e audiência na abordagem do tema do “recasamento” e do gênero série a partir de Tudo Novo de Novo, exibida pela Rede Globo de Televisão em 2009. Por entendermos gênero televisivo como uma mediação entre as práticas da produção, da crítica e da audiência (Martin-Barbero, 2001) adotaremos os princípios da análise cultural de gênero televisivo como proposta por Jason Mittell (2004). Nosso estudo alinha-se à perspectiva de Mittell segundo a qual práticas culturais são constitutivas das práticas midiáticas e gênero é visto como uma importante chave de leitura quando se trata de compreender os sentidos atribuídos a uma representação forjada pelos media.Downloads
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Publicado
2011-12-08
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
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