O papel de críticos, produtores e audiência na conformação de uma temática e de seu gênero: em análise o "recasamento" na série televisiva Tudo Novo de Novo

Autores

  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.140

Palavras-chave:

crítica cultural, gênero televisivo, recasamento

Resumo

A partir do pressuposto de uma necessária articulação entre os domínios da cultura e dos media, este artigo propõe discutir o papel dos discursos de críticos, produtores e audiência na abordagem do tema do “recasamento” e do gênero série a partir de Tudo Novo de Novo, exibida pela Rede Globo de Televisão em 2009. Por entendermos gênero televisivo como uma mediação entre as práticas da produção, da crítica e da audiência (Martin-Barbero, 2001) adotaremos os princípios da análise cultural de gênero televisivo como proposta por Jason Mittell (2004). Nosso estudo alinha-se à perspectiva de Mittell segundo a qual práticas culturais são constitutivas das práticas midiáticas e gênero é visto como uma importante chave de leitura quando se trata de compreender os sentidos atribuídos a uma representação forjada pelos media.

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Biografia do Autor

Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Cultura pela URFJ com Pós-doutorado em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Cultura.

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Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Ensaios Temáticos