Arquivo em cena: efeitos de aliança e confronto do sujeito-arquivista no discurso de "Brazil, o filme"
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.60Palavras-chave:
Cinema, Ideologia, ArquivoResumo
Com este artigo, visamos compreender os sentidos sobre o sujeito-arquivsta em Brazil, o filme (1985), dirigido por Terry Gilliam, sob a luz da teoria da Análise do Discurso (AD) francesa. A relevância teórica da pesquisa está em avançar no terreno da análise do discurso não-verbal em sua materialidade significante, sem perder o verbal de vista e a imbricação deste com o imagético no chamado discurso artístico (Neckel, 2006) que se faz presente na obra. Para isso, mobilizamos também teóricos da fotografia e do cinema, de modo a viabilizar nossa reflexão sobre o não-verbal entendendo um diálogo possível entre a literatura sobre a imagem (fotográfica e cinematográfica) e os conceitos da AD já consagrados para compreensão da materialidade não-verbal. O corpus analisado remete a dois recortes de Brazil nos quais os personagens Sam Lowry (Jonathan Pryce) e M. Kurtzmann (Ian Holm) instalam efeitos de aliança e confronto, polemizando a posição do sujeito-arquivista e conferindo, assim, ao debate sobre o profissional da Arquivística um olhar que considere a ideologia e o inconsciente que inscrevem sentidos nos dizeres desta posição-sujeito.Downloads
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Publicado
2011-12-08
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Artigos
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