Arquivo em cena: efeitos de aliança e confronto do sujeito-arquivista no discurso de "Brazil, o filme"
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.60Keywords:
Cinema, Ideologia, ArquivoAbstract
Com este artigo, visamos compreender os sentidos sobre o sujeito-arquivsta em Brazil, o filme (1985), dirigido por Terry Gilliam, sob a luz da teoria da Análise do Discurso (AD) francesa. A relevância teórica da pesquisa está em avançar no terreno da análise do discurso não-verbal em sua materialidade significante, sem perder o verbal de vista e a imbricação deste com o imagético no chamado discurso artístico (Neckel, 2006) que se faz presente na obra. Para isso, mobilizamos também teóricos da fotografia e do cinema, de modo a viabilizar nossa reflexão sobre o não-verbal entendendo um diálogo possível entre a literatura sobre a imagem (fotográfica e cinematográfica) e os conceitos da AD já consagrados para compreensão da materialidade não-verbal. O corpus analisado remete a dois recortes de Brazil nos quais os personagens Sam Lowry (Jonathan Pryce) e M. Kurtzmann (Ian Holm) instalam efeitos de aliança e confronto, polemizando a posição do sujeito-arquivista e conferindo, assim, ao debate sobre o profissional da Arquivística um olhar que considere a ideologia e o inconsciente que inscrevem sentidos nos dizeres desta posição-sujeito.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-08
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.