Representação e construção de valores sociais no Twitter

Autores

  • Gilberto Balbela Consoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Erika Oikawa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.115

Palavras-chave:

Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.

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Biografia do Autor

Gilberto Balbela Consoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação do PPGCOM/UFRGS, Bolsista CAPES e Professor de Comunicação na ESPM-Sul. gilberto@consoni.com.br

Erika Oikawa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação do PPGCOM/PUCRS. erikaoikawa@gmail.com

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Publicado

2012-08-07

Edição

Seção

Ensaios Temáticos