Espetáculos do medo: o horror como atração no cinema japonês
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i25.285Palavras-chave:
1. Cinema. 2. Teatro. 3. Atração. 4. Horror. 5. JapãoResumo
Dentro da variada gama de filmes vindos da Ásia oriental, uma das mais influentes contribuições é a do cinema de horror desenvolvido no Japão a partir da segunda metade dos anos 1990, cuja inserção internacional fez com que, no Ocidente, fosse criado um “selo” para designá-lo: o “J-Horror”. Porém, o alcance dessa produção vai muito além de um simples selo ou abreviatura. Este artigo pretende traçar algumas reflexões sobre o horror cinematográfico contemporâneo a partir da experiência japonesa, colocando em destaque o caráter espetacular e de atração do gênero, notório nessa produção enraizada em tradições teatrais. Como objeto específico para a discussão, o texto se concentra no subgênero tradicional do horror japonês do “espírito vingativo” (onryou), que deu origem ao mais famoso exemplar do J-horror no Ocidente: Ringu – O Chamado (Ringu, Hideo Nakata, 1998).Downloads
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Publicado
2013-01-20
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
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