Política da Representação
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i08.431Palavras-chave:
1. Mídia 2. Inclusão social 3. Política de representaçãoResumo
Destacando a questão da apropriação dos mecanismos culturais em situação de 'exclusão" nas favelas do Brasil, o artigo aponta para a emergência de uma literatura "marginal" no país e para a dominação da linguagem escrita nos segmentos sociais que foram, por séculos, excluídos por sua "iliteralidade". A autora associa a questão da natureza do espetáculo aos ataques palestinos ocorridos, nos últimos trinta anos, e analisados a partir do arquivo da BBC. O ponto de partida é o 11 de setembro, evento que expressa o domínio sobre a arte da representação e é expressão máxima da guerrilha de controle dos espetáculos midiáticos. Essas diferentes experiências de controle da representação têm um aspecto comum: a violência com que são representadas, fazendo das convenções do espetáculo cinematográfico e da mídia espetáculos do 49 terror. Nesse sentido, ocupam lugares chaves no mundo contemporâneo, a começar pelo próprio controle sobre os mecanismos de construção da representação.Downloads
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2003-06-17
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Seção
Artigos
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