Política da Representação

Autores

  • Ester Hamburguer Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i08.431

Palavras-chave:

1. Mídia 2. Inclusão social 3. Política de representação

Resumo

Destacando a questão da apropriação dos mecanismos culturais em situação de 'exclusão" nas favelas do Brasil, o artigo aponta para a emergência de uma literatura "marginal" no país e para a dominação da linguagem escrita nos segmentos sociais que foram, por séculos, excluídos por sua "iliteralidade". A autora associa a questão da natureza do espetáculo aos ataques palestinos ocorridos, nos últimos trinta anos, e analisados a partir do arquivo da BBC. O ponto de partida é o 11 de setembro, evento que expressa o domínio sobre a arte da representação e é expressão máxima da guerrilha de controle dos espetáculos midiáticos. Essas diferentes experiências de controle da representação têm um aspecto comum: a violência com que são representadas, fazendo das convenções do espetáculo cinematográfico e da mídia espetáculos do 49 terror. Nesse sentido, ocupam lugares chaves no mundo contemporâneo, a começar pelo próprio controle sobre os mecanismos de construção da representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Hamburguer, Universidade de São Paulo

Critica cultural e professora do curso superior do audiovisual da ECA-USP. Seu livro Novela. Politica e Intimidade está no prelo pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2003-06-17

Edição

Seção

Artigos