Indústria cultural, desenvolvimento dependente e empresas em rede no Brasil contemporâneo: News, DirecTV, Globo e Abril

Autores

  • João Martins Ladeira Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.663

Palavras-chave:

Cultura, Indústria cultural, Globalização

Resumo

Este artigo investiga a inserção da indústria cultural brasileira em mercados globais, analisando a adoção de uma trajetória organizacional pautada por um aumento da complexidade possível de descrever por meio da ideia de empresa em rede. Atenta-se para sua relação com o formato de desenvolvimento dependente, princípio estrutural herdado. Por um lado, a lógica da empresa em rede retoma o tema da associação tensa entre capital nacional e internacional, típica ao desenvolvimento dependente. Por outro, a complexidade contemporânea conduz tal tema a outro patamar. Concentra-se atenção nos negócios de televisão segmentada via satélite. A inércia das operações em televisão aberta justifica a escolha em projetos que oferecem, no Brasil, transformações inéditas no controle decisório e acionário.

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Biografia do Autor

João Martins Ladeira, Unisinos

Doutor em sociologia (Iuperj). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (Unisinos).

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Publicado

2015-02-17