Câmera intradiegética e maneirismo em obras de George A. Romero e Brian De Palma

Autores

  • Laura Loguercio Cánepa Universidade Anhembi Morumbi
  • Rodrigo D'Azevedo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.673

Palavras-chave:

Câmera intra-diegética. Found footage. Maneirismo. George A. Romero. Brian De Palma.

Resumo

Em 2007, George A. Romero e Brian De Palma realizaram experimentos de ficção com o uso do recurso ao qual chamaremos neste artigo de câmera intradiegética, que consiste na construção de narrativas audiovisuais através de registros feitos pelos personagens ou por dispositivos pertencentes ao universo ficcional. Os longas “Diário dos mortos” e “Guerra sem cortes”, de Romero e De Palma, respectivamente, converteram-se em marcos para o cinema de ficção construído a partir desse recurso, justamente no ano em que aumentou massivamente a quantidade de filmes que adotaram a câmera intradiegética, originando um filão de cinema de aventura e horror que ficaria conhecido como found footage por usar, na maioria das vezes, a premissa do “registro encontrado” para justificar a incorporação dos equipamentos de captação à narrativa. Neste artigo, sugerimos observar esse recurso como uma abordagem maneirista na ficção contemporânea, que tem, nas obras de Romero e De Palma, exemplos fundamentais.

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Biografia do Autor

Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Rodrigo D'Azevedo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE (2010-2014). Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação pela UFPE. É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

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Publicado

2015-02-17